Você sabe o que é pobreza menstrual?
E dentre discussões sobre as várias conquistas femininas em sociedade que o mês das mulheres traz, um ponto muito importante foi reacendido nesse momento: a questão da pobreza menstrual.
A falta de itens básicos de higiene e sem condições de menstruar de maneira digna traz consequências negativas diversas: desde riscos à saúde, até prejuízos no dia a dia de pelo menos 500 milhões de mulheres no mundo todo (de acordo com um estudo do Banco Mundial).
Dignidade menstrual no Brasil
No Brasil, a situação não é nada animadora ☹️. De acordo com uma pesquisa divulgada em 2021 pela Johnson & Johnson Consumer Health em parceria com os Institutos Kyra e Mosaiclab, foi revelado que:
- 4 em cada 10 mulheres são afetadas pela pobreza menstrual ou conhecem alguém nesta situação;
- 94% de mulheres de baixa renda não sabem o que é pobreza menstrual. Ou seja, não conseguem identificar quando vivem uma realidade de vulnerabilidade,
- 40% das mulheres de baixa renda que são afetadas pela pobreza menstrual têm entre 14-24 anos, o que mostra que esse é um problema que atinge, sobretudo, meninas jovens *(impactando diretamente a educação).
Ou seja, mesmo que muitas vezes seja difícil de imaginar, ainda existem milhões de mulheres que não conseguem viver normalmente e com dignidade por falta de condições básicas de higiene devido a um fator biológico e natural: a menstruação.
Distribuição gratuita em pauta
Em outubro de 2021, o Presidente Jair Bolsonaro vetou o projeto de combate à pobreza menstrual (PL nº 4.968/19) que pretendia a distribuição gratuita de absorventes, mas no dia 8 de março de 2022 o assuntou voltou a ser pauta e o governo anunciou a assinatura de um decreto para distribuição gratuita de itens de higiene menstrual.
Ainda precisamos entender exatamente o que o decreto significará na prática, mas qualquer avanço nesse sentido é motivo de comemoração! E enquanto aguardamos novas atualizações, podemos sempre fazer nossa parte.
A amai e você no combate à pobreza menstrual
Nós da amai abrimos essa via para, juntas, combatermos a pobreza menstrual. Desde que nascemos, 1% de todas as nossas vendas são doadas para o Fluxo sem Tabu, que é um projeto social incrível que ajuda mais de 17 mil pessoas que menstruam e estão em situação de vulnerabilidade no Brasil. Então, toda vez que você compra seu amai, você ajuda nesta luta!
Quer conhecer mais sobre esse projeto e contribui diretamente? Acesse o site do Fluxo sem Tabu aqui.
Deixe um comentário