Tipos de absorvente: descubra qual a opção ideal para você
Eles fazem parte do dia a dia das pessoas que menstruam ajudando a absorver o fluxo, evitar vazamentos e desconfortos. Mas a verdade é que hoje existem tantos tipos de absorvente que, muitas vezes, fica até difícil saber qual modelo escolher, não é?
O fato é que essa é uma decisão bem pessoal, que depende da intensidade do fluxo, do período do ciclo menstrual, seu estilo de vida e até mesmo possíveis alergias. Para te dar uma mãozinha na hora de fazer uma boa escolha, trouxemos um guia bem completinho com os principais modelos e suas características. Vamos lá?
Quais são os tipos de absorvente? 👀
Começamos com uma lista das diferentes alternativas encontradas hoje entre as marcas de absorvente:
- Absorvente externo;
- Protetores diários;
- Absorvente interno;
- Coletor ou copo menstrual;
- Esponja absorvente;
- Calcinha absorvente;
- Absorvente reutilizável de tecido;
- Absorvente antialérgico;
Para que serve cada tipo de absorvente?
Chegou a hora de conhecer mais sobre o funcionamento, prós e contra dos principais modelos para tirar suas dúvidas:
Protetor diário:
É um tipo de absorvente menor, mais fininho e com uma capacidade reduzida de absorção. Geralmente, é usado no primeiro ou nos últimos dias no período menstrual – em que o fluxo costuma ser menos intenso.
É comum ouvirmos falar em pessoas que usam esses protetores diariamente para absorver secreções e não sujar a calcinha. Mas saiba que secreção é algo normal da vulva e o melhor é deixá-la respirar. Isso porque usá-lo frequentemente deixa a região íntima mais quente e úmida, impedindo a circulação de ar na região, o que pode resultar no surgimento de infecções, alergias e desconforto. Ah, e eles devem ser trocados no máximo de quatro em quatro horas.
Absorvente externo:
Estamos falando do modelo mais tradicional e provavelmente mais usado. É um produto que apresenta um leque gigantesco de opções e pode ser encontrado em diversos tamanhos, formas e espessuras. Tem com e sem abas, absorvente geriátrico e tem até os tipos de absorvente pós-parto – usados para fluxos intensos bem característicos desse período.
Para escolher a melhor opção, o importante é pensar nas suas necessidades específicas. Quem tem fluxo leve a moderado, pode usar opções menores e adaptáveis. Já no caso dos fluxos intensos ou que sofrem vazamentos, o mais seguro é escolher um produto maior, com mais poder de absorção. É o caso dos tipos de absorvente noturno, desenvolvidos especialmente para um maior proteção, podendo ser usado durante toda a noite.
No geral, a indicação é trocá-los a cada 4 a 6 horas, dependendo do seu fluxo.
Absorvente interno:
Há quem ame e quem não se adapte bem, mas esse modelo é uma boa opção para quem quer ter mais liberdade no seu dia a dia, para fazer exercícios ou ir à praia, por exemplo, sem se sentir tão desconfortável como seria realizar tudo isso com os absorventes comuns.
Nesse caso, também é preciso levar em consideração a intensidade do fluxo, os tamanhos correspondentes e, é claro, sua adaptação ao uso. Quem sente dificuldade em colocá-lo, pode optar por absorventes internos com aplicador, que são mais fáceis de introduzir.
Ah, e vale o esclarecimento: mesmo quem não teve relações sexuais pode fazer o uso desse modelo, viu? Se aplicado da forma certa, o absorvente interno não apresenta risco de romper o hímen.
A necessidade de troca depende também do seu fluxo, mas não se deve usar por mais de 8 horas consecutivas.
Coletor menstrual:
Os coletores, também chamados de copo menstrual, são uma alternativa vantajosa do ponto de vista da durabilidade e produção de lixo – pois são reutilizáveis e podem durar até 10 anos. São fabricados de silicone medicinal ou uma borracha usada para produção de material cirúrgico, o que torna esse produto super maleável e hipoalergênico.
Você encontra diversos modelos disponíveis. A escolha depende de fatores bem individuais, como altura do colo do útero e a intensidade do fluxo. O coletor deve ser removido, esvaziado e higienizado a cada 6 a 12 horas, certo? A quantidade exata de tempo varia, mas quando mais leve o fluxo, mais tempo você pode ficar com o copinho.
Calcinhas absorventes:
Muitas mulheres ficam em dúvida: será que essas calcinhas realmente dão conta do fluxo? A aparência de calcinha normal pode enganar, mas esse produto é pensado exatamente para absorver a menstruação e secar rapidamente. Na prática, elas funcionam melhor para pessoas com fluxo leve a moderado. Já quem tem um volume mais intenso e não se sente confortável, pode usá-las como complemento a outro tipo de absorvente.
Elas devem ser trocadas de oito em oito horas, mas são reutilizáveis. É só lavá-las com água e sabão.
Absorvente de tecido:
Esse modelo voltou a conquistar adeptas por ser uma alternativa mais ecológica e sustentável, sendo uma opção ao absorvente comum ou ser usado como um complemento ao coletor. O tempo indicado para troca é de quatro a seis horas, conforme o seu fluxo.
Esponja absorvente:
Apesar de não serem tão populares, as esponjas podem ser bastante cômodas, além de serem livres de produtos químicos, reduzindo a chance de irritações e manifestações alérgicas. A principal vantagem desse produto é permitir que se mantenha relações sexuais mesmo com eles colocados.
Absorvente antialérgico:
Não poderia faltar na lista de tipos de absorvente um dos produtos mais importantes do ponto de vista da saúde íntima: o absorvente antialérgico. Uma informação que muita gente não sabe é que uma grande parte dos modelos comuns usam plástico e componentes químicos. Naturalmente, um ambiente úmido e com altas temperaturas resulta num local favorável à proliferação de fungos e bactérias. Junte isso às alergias causadas pelos químicos agressivos e matérias sintéticas. O resultado final não pode ser nada bom pra saúde íntima e reprodutiva, não é?
Por isso, existem os absorventes antialérgicos, como os da amai. São produtos com zero plástico, zero químicos, zero disruptores endócrinos, e que proporcionam mais conforto, sem abafamentos. É a opção ideal para quem tem algum tipo de irritação, alergia, ou desconforto. ✨
Qual o melhor tipo de absorvente interno ou externo?
Não existe certo ou errado, apenas modelos que se adaptam melhor ao seu organismo e à sua rotina. Para algumas, a sensação de ter um elemento dentro do corpo é desconfortável. Para outros, a liberdade de poder entrar na piscina, por exemplo, é insubstituível. O ideal é experimentar diferentes alternativas e ver aquilo que funciona melhor pra você!
Qual o melhor tipo de absorvente?
Para quem se pergunta “qual o melhor absorvente que não vaza”, infelizmente não existe resposta pronta. Analise as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de absorvente.
Você pode levar em consideração também o custo-benefício, a sustentabilidade e o seu bem-estar, principalmente. Ninguém melhor que você sabe o que seu corpo precisa, não é? 💜
Tenho incontinência fecal e sofro em todos os aspectos do inconveniente, desconforto, e falta de maiores opções, no meu caso, devido a hiper sensibilidade da pele , que agrava o meu quadro. Fraldas, tecidos e algodão/absorventes, causam muita irritação, motivo dessa peregrinação de longa data (2018)…Podem me ajudar ?
Deixe um comentário