Alergia ao absorvente? Entenda o que é e as principais causas
Se menstruar para você é igual a incômodos, coceiras e até vermelhidão na vulva, você não está sozinha. Muitas pessoas descobrem que têm alergia ao absorventes da pior maneira possível: sentindo esses sintomas. Mas a principal pergunta que fica é: por que podemos ter alergia aos absorventes comuns?
Esse post é um abraço: ele vem para te explicar sobre o que nosso corpo sente, quais os componentes que mais incomodam a vulva, mas também para te trazer um conforto e boas notícias no final - continua aqui com a gente 💜
Quais são os sintomas de alergia ao absorvente?
A alergia e sintomas que falamos por aqui é aquela que sentimos durante a menstruação, quando a pele está em contato com absorventes comuns - alguns outros sintomas podem indicar doenças, por isso é sempre importante manter as consultas com ginecologista em dia, combinado?
Para começar, os principais sintomas da alergia ao absorvente comum são:
- Vermelhidão na vulva - que pode até fazer a marca do absorvente na região íntima;
- Coceira e desconforto;
- Sensação de assadura na virilha;
- Marcas de alergia (geralmente em formato de bolinhas e até pequenas bolhas ) pela vulva;
- Sensação de irritação e/ou ardência.
- descamação e alteração na coloração da pele;
Epa, só de ler essa lista já dá até uma aflição, né? Imagina sentir um (ou alguns) desses sintomas em todo ciclo menstrual então? Aff! Se você ainda não tinha parado para olhar para sua vulva com mais atenção e identificou algum sintoma de alergia, fique tranquila - estamos com você nessa.
A Luri, uma das nossas fundadoras, teve alergia na vulva por causa dos absorventes comuns e seus componentes, principalmente por um que está por trás causando todos esses incômodos, o plástico.
Por que o plástico faz mal para o meu organismo?
Vamos pensar juntas: estar menstruada e usar absorvente descartável parece que deixa sua vulva mais quente ou com uma sensação de estar abafada? Isso pode acontecer com pessoas que usam absorventes comuns e que o componente que sempre se repete na composição desses produtos é o plástico.
A alergia pode aparecer por combinar a umidade da região com o calor que esses absorventes comuns proporcionam - que contribui para a proliferação de bactérias, que estão presentes na vagina em quantidade saudável para nosso corpo. Se aumentar a quantidade, levando a um desequilíbrio, é preciso de um tratamento acompanhado por ginecologista. Mas vale destacar: pelo simples fato de o plástico incomodar a região íntima, que merece (e precisa) de um cuidado especial, principalmente nos dias de menstruação, já é motivo de sobra para abandonar o uso dos absorventes comuns.
A dermatite de contato, como é chamada essa alergia na vulva, pode aparecer da noite para o dia - mesmo se a pessoa já usava o mesmo produto há bastante tempo - ou pode surgir no primeiro contato com tal absorvente. A questão é que colocamos em contato com nossa pele produtos que não fazem bem para nosso corpo - e que podem ser evitados (um spoiler do final do texto 😉).
Os absorventes comuns geralmente têm o plástico como principal componente usado (é o principal vilão quando falamos de abafar a região íntima), além dele algumas marcas usam fragrâncias, corantes e outros componentes químicos que fazem mal para nossa vulva. O motivo de serem ruins? São sintéticos (ou seja, produzidos artificialmente) e estão em contato com uma área sensível do nosso corpo.
Além disso, o plástico - em suas formas variadas que podem ser encontradas no absorvente comum - pode causar disrupção hormonal, que é o bloqueio de um hormônio natural de realizar sua função, câncer, infertilidade e até doenças de nascença para os bebês. É bastante coisa, né?
Aliás, você sabia que muitas vezes os químicos em contato com a pele podem ser piores que os ingeridos? Isso porque as enzimas presentes na saliva e no estômago ajudam a eliminar químicos presentes nos alimentos. Já aquilo que toca nossa pele – principalmente numa região em que ela é tão fina e permeável – é absorvido diretamente para a corrente sanguínea.
É por esse motivo que alergia ao absorvente causa bolha, coceira, irritação e diversos outros sintomas que funcionam como um alerta de que algo não está fazendo bem ao nosso corpo.
Existe também outro ponto de atenção: quem já tem propensão a outros tipos de alergia (de pele, alimentar ou até respiratória) costumam também enfrentar esse problema. Além disso, pessoas com a pele da vulva mais sensível estão sujeitas a esses processos alérgicos.
Como tratar a alergia ao absorvente?
No caso de qualquer tipo de alergia, mas principalmente nesta que é uma região super delicada, nada de se automedicar, viu? A gente sabe que a internet está cheia de receitinhas infalíveis, mas saúde íntima é uma coisa séria. Percebendo sintomas de alergia ao absorvente, é preciso procurar ajuda médica – seja no ginecologista ou do dermatologista.
Aliás, dependendo da gravidade da situação, o tratamento pode variar desde alguma pomadinha até medicação oral ou injetável. Por isso, nada de enrolar: vá em busca de tratamento assim que perceber os sintomas. Erupções cutâneas não tratadas podem levar a infecções, como a candidíase. Sendo assim, siga direitinho as instruções feitas pelo profissional.
Outros cuidados bacanas para você ficar de olho
Apesar de sim, o absorvente comum ser um grande causador de alergias, existem outros fatores que podem levar à irritação. Entre eles, usar hidratantes não adaptados à região íntima, troca do sabão usado para lavar suas lingeries, uso de tecidos sintéticos, depilação, etc. É importante observar se os sintomas só surgem no período menstrual ou se estão presentes em outros momentos para saber quando diferenciar. Além disso, há outros pontos de atenção quando o assunto é a saúde da vulva:
- Usar absorventes feitos apenas de algodão orgânico;
- Use roupas íntimas de algodão;
- Trocar os absorventes com frequência para evitar umidade excessiva e o risco de irritação;
- Evitar usar roupas muito justas durante o período menstrual.
O que fazer quando se tem alergia ao absorvente?
O primeiro ponto é interromper imediatamente o causador da alergia – o absorvente comum.
Tá, mas e quem tem alergia ao absorvente fica como? A boa notícia é que você não precisa abrir mão da praticidade de usar um produto descartável e pode escolher não sentir mais esse incômodo. Como? Com o melhor absorvente anti alérgico: o da amai, claro!
Como te contamos lá em cima, uma das nossas fundadoras passou pelo mesmo que você pode estar passando nesse momento, usando absorventes comuns que contêm plástico em sua composição, e decidiu virar o jogo: xô plástico!
Para isso, os absorventes da amai têm componentes pensados para o bem-estar e saúde da nossa vulva (é como um carinho lá em baixo):
- Começando por ser 100% algodão orgânico - uma fibra natural produzida sem agrotóxicos e que deixa a região respirar, sem abafar;
- Bioplástico biodegradável - um substituto verde e biodegradável ao plástico comum, feito de amido de milho e PBAT e que se biodegrada em até 6 meses, sem gerar microplásticos
Como pontuamos, os produtos que colocamos em contato com nosso organismo podem ter impacto direto em nossa saúde e bem-estar. Por esse motivo, é fundamental conhecer as substâncias presentes neles, a fim de evitar qualquer tipo de desconforto, como a alergia ao absorvente. Quem sabe não está na hora de escolher opções mais naturais e benéficas? Às vezes essa mudança pode ser mais descomplicada do que você imagina!
E não somos só nós que estamos falando…
É mais legal ver reviews de quem já usa (e adora) os absorventes da amai, não é? Veja só:
“A suavidade é o que mais me encantou. Nem acredito que eu usava produtos tão desconfortáveis. Agora que experimentei a amai é que percebi a diferença. Absorventes de plástico nunca mais!” Cecilia A.
“Gente, que alívio não sentir nenhuma coceira. Além de tudo, ele não abafa e o conforto de não estar usando nada é incrível” Amanda Z.
“O absorvente foi mara, zero alergia. E me sentir seca, diferente dos outros, que me sinto na beira da piscina 24hrs por dia!” Milena P.
Tá na hora de ter uma menstruação mais confortável e amar ainda mais seu corpo, com escolha consciente dos produtos que coloca em contato com sua vulva - não acha? Vem experimentar usar a amai, o absorvente livre de plástico e toxinas, que é ideal para a sua saúde.
Deixe um comentário