Odor vaginal é normal e você não precisa ter vergonha dele!

Odor vaginal é normal e você não precisa ter vergonha dele!

Se você já se incomodou com o cheiro da sua vagina, calma que você não está sozinha. É sobre isso que vamos falar no blog de hoje, mas já te adiantamos que é bem provável que ele seja completamente normal e que sim, as vaginas têm um cheiro característico. Vem!

Vagina tem cheiro e não é de rosas!

Se você já sentiu o odor da sua vagina e ficou preocupada pensando se ele era realmente normal. Calma, ter odor vaginal é natural e todo mundo tem! Assim como temos um hálito (cheiro característico da boca) e nossa pele exala um cheiro próprio, nossa vagina também tem um cheiro que é dela.

E agora que você já sabe que não está sozinha nessa, podemos te contar que isso não é sinônimo de falta de higiene, muito menos de sujeira. Mais tranquila?

A verdade que nem todo mundo te conta é que a nossa vagina elimina naturalmente secreções e odores resultantes do processo de renovação celular, por isso a secreção e odor vaginal são completamente comuns.

E claro: ela não tem cheiro de rosas! 🌸

Por que o odor vaginal ainda causa tanta vergonha?

Talvez seja pelos absorventes com fragrâncias ou pelos perfumes vaginais que indiretamente nos fazem achar que devemos "mascarar nosso cheiro”. O fato é que ainda nos sentimos inseguras com o nosso odor característico e isso pode nos deixar desconfortáveis em diferentes situações: no ginecologista, durante o sexo oral e até quando vamos no banheiro com alguma amiga.

A história de buscarmos sumir com o cheiro nasce de uma questão cultural e, por isso, aprendemos que o nossa região íntima é suja e nosso cheiro não é comum. Mas já chegou a hora de nos conhecermos e entendermos melhor sobre o nosso próprio corpo.

Afinal, qual o cheiro de uma vagina saudável?

É importante sabermos diferenciar o odor da nossa secreção natural e saudável de outros odores que podem representar problemas como infecções vaginais, por exemplo.

Sabe aquele cheiro que fica na calcinha no fim do dia? Aquele é um misto de suor, células mortas, sebo e secreções naturais de lubrificação produzidas ao longo do dia, e é o nosso cheiro natural e saudável!

Não é perfumado e nem tem um odor ruim, mas sim um cheiro leve que pode ser resolvido rapidamente durante o banho. Agora, se ele tiver um cheiro mais forte, de podre/queijo/azedo, for persistente ou ainda acompanhado por algum corrimento com tom suspeito, ele não é comum.

Além disso, o odor mais ácido e característico da vagina é um bom sinal! Isso porque, as células da mucosa vaginal produzem uma substância chamada glicogênio, uma espécie de açúcar que serve de alimento para os lactobacilos vaginais. Ao processar esse açúcar, essas bactérias o transformam em ácido lático, o que traz essa característica ácida ao odor vaginal. Essa acidez é importante, pois também serve de proteção contra a proliferação de outras bactérias nocivas na região.

Vale ainda lembrar que nosso odor vaginal flutua bastante durante o ciclo menstrual, por isso é normal ter cheiros ligeiramente diferentes durante o mês. E já que cada corpo é um corpo, cada pessoa tem uma rotina e um ciclo menstrual diferente, seria quase impossível ter um cheiro padrão para todas as pessoas com vaginas no mundo. Então, o importante é saber reconhecer nosso próprio odor em diferentes situações para saber se tem algo de diferente acontecendo.

Dicas de higiene íntima para evitar o mau odor vaginal

E para você que quer saber como cuidar melhor da sua higiene íntima aqui vão algumas dicas fundamentais e que podem te ajudar a evitar um cheiro desagradável:

  • De frente para trás: Nunca limpe ao contrário, pois isso pode fazer com que as bactérias que vivem na região do ânus venham para a vulva, e isso pode causar infecções. (a candidíase é uma delas!)
  • Não lave a vagina, só a vulva: A nossa vagina é autolimpante e tem o pH perfeito, por isso, nunca use duchas vaginais nem limpe por dentro. Apenas faça a higiene da vulva, passando os dedos pelos lábios internos e externos.
  • Durma sem calcinha: É sempre bom deixá-la respirar! Isso ajuda a não abafar a região e evita o mau odor.
  • Faça xixi depois do sexo: Dica de ouro! No momento da relação sexual, a sua vagina entra em contato com várias bactérias de outros lugares, e se chegarem até a uretra é infecção urinária chata na certa! Então, fazer xixi pode eliminar essas bactérias indesejadas desse canal.

Além das dicas acima, já demos outras orientações para melhorar a sua higiene íntima e evitar o mau odor vaginal no texto E ela tem cheiro de ..., vem ver!


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados