Nossa primeira menstruação. O que aconteceu nesse período?
Mudanças no corpo, corrimento, novos cheiros que saem do corpo, sentimentos aflorados … Essas são apenas algumas das mudanças físicas que vêm acompanhadas das alterações hormonais e então a novidade chega: a primeira menstruação vem.🩸
Junto com ela e com as mudanças de passar pela puberdade, é comum, principalmente, o ciclo menstrual demorar para regularizar - e você sabe por que isso acontece? Nós queremos te contar o que aconteceu com seu corpo perto do seu primeiro ciclo menstrual e te ajudar a se conhecer mais!
Você já ouviu falar da “menarca”? Esse é o nome dado à primeira menstruação e caracteriza o final da puberdade feminina e início da vida reprodutiva - isso significa que esse corpo está criando as condições fisiológicas para ter um bebê. Visualiza com a gente: todo mês o corpo com útero produz um óvulo que, se é fecundado, vira um bebê, mas se não é fecundado por um espermatozóide, gera a descamação do endométrio - que já sabemos que dá na menstruação.
Pronto, já que temos o contexto, continua aqui com a gente para conhecer um pouco mais do que rolou com seu corpo.
Para começar, vamos falar do fim da puberdade
Sabe aqueles filmes adolescentes em que é comum nos identificarmos com as mudanças corporais, além do primeiro crush e vergonha dos pais, por exemplo? Pois bem, eles mostram um pouco do que rola no final da puberdade feminina. E vale falar que esse período pode ser um pouco confuso para muitas meninas, já que estão acontecendo muitas mudanças em seus corpos - interna e externamente.
Aliás, não existe uma idade certa para menstruar pela primeira vez - pergunte em seu grupo de amigas quando foi a primeira menstruação delas, com certeza você vai ver que é uma faixa de idade grande. Em todo caso, resolvemos tirar nossa dúvida com a nossa ginecologista parceira Dra Ana Delazia, que contou que a partir dos 8 anos já é considerado normal. E, antes da menarca acontecer, mudanças acontecem:
- Aparecimento das mamas
É nesse momento em que começam a surgir as mamas e maior sensibilidade nessa região, é um sinal muito característico de que a menarca se aproxima, pois tende a vir cerca de 2 anos depois.
- Desenvolvimento dos pêlos
Os pêlos do seu corpo começaram a mudar e surgir novos - ops, olha um novo pelinho na vulva e nas axilas - lembrou desse momento? Eles tendem a engrossar e também aumentar em quantidade. Além disso, provavelmente perto dessa época, você também pode ter notado que um odor axilar tomou conta depois da aula de educação física, por exemplo.
- Corrimento
Perto da sua primeira menstruação, o corrimento deu as caras por ali - mais com uma característica de secreção mesmo. É comum que ele comece alguns meses antes da menarca e com uma cor branca ou amarelada, já que a vagina se encontra mais lubrificada.
Além disso, o que dizem que a pessoa cresce poucos centímetros após a primeira menstruação é verdade. Já que, antes desse ocorrido, o corpo passa por um estirão de crescimento, com as mudanças hormonais acontecendo. E, logo com a menstruação, a tendência é que não haja mudança significativa na estatura.
Depois do primeiro ciclo
É normal demorar até dois anos para a menstruação regularizar, ou seja, ter um ciclo que algumas vezes é mais intenso, com sangramento por vários dias, e em outras vezes temos um ciclo que dure pouco, com espaçamento de muitos dias entre um ciclo e outro, e por aí vai. O lado bom é que nosso corpo vai se acostumando com as mudanças hormonais, até encontrar uma forma que seja boa para si próprio, sem seguir algum padrão por aí - melhor assim, né? 😅
Além disso, para quem acabou de menstruar, é um período importante de mudanças e cheeeio de dúvidas, mas que não precisa ser traumático, combinado? Por isso, buscar informações e acompanhamento médico é importante, assim descobrimos o que é o nosso normal e evitamos comparações com amigas e internet. Para a pessoa responsável por essa nova menstruante, é importante apoiar, se colocar disponível para tirar dúvidas e compartilhar experiências, evitar situações constrangedoras e vergonhosas e acolher.
Ah, e quanto a dúvida de usar método contraceptivo, ele pode ser um aliado para controle de cólicas, acne e prevenção de gravidez. Lembrando que a ausência de um método contraceptivo também pode ser bom para que você conheça o seu corpo. Essa é uma decisão bem importante e pode ser feita em conjunto da família e da ginecologista. 🌷
E se eu menstruei muito cedo? Lembra que a Dra. Ana, nossa ginecologista parceira, comentou que a partir dos 8 anos de entrada na puberdade, é normal? Junto com isso, ainda temos o período de até 2 anos para o surgimento da primeira menstruação. Mas, se sua menstruação veio antes disso, ou seja, você iniciou a puberdade - com todas as características que comentamos ali em cima - antes dos 8 anos, é esperado que você seja acompanhada, bem de pertinho, por um ginecologista, já que a puberdade precoce exige um cuidado especial.
Por fim, lembre-se que a companhia para sua menstruação - e que ainda cuida da sua vulva - são os absorventes da amai. E se conhecer alguém que está perto de passar pela menarca, aproveite para explicar os fatores que acontecem no organismo e, também, apresentar os absorventes mais confortáveis, feitos com algodão orgânico e bioplástico biodegradável da amai. 💜
Deixe um comentário