Menstruação e saúde mental - o que tem a ver?
Menstruação e saúde mental
Estresse, irritabilidade, sensibilidade, ansiedade... sem contar os inchaços, dores nos seios, nas costas, pernas... af! Quanta coisa rolando de uma vez só. O ciclo menstrual de mulheres e pessoas que menstruam é igual ao RG, cada uma tem o seu e é único e pessoal. E que tal abrirmos mais espaço para falar sobre como a menstruação pode estar ligada com a saúde mental?
Entendendo a Tensão Pré-Menstrual
Antes de tudo, bora falar um pouco sobre a TPM? Sim, pois era de se esperar que ela está relacionada em como nos mantemos com saúde mental durante esse período. O nosso corpo passa por diversas alterações durante o ciclo menstrual, muitas vezes podendo nos deixar em situações desconfortáveis, físico e psicologicamente. Para algumas mulhers, a TPM é fichinha, do tipo assintomático mesmo, já para outras, a TPM é uma eterna vilã que volta uma vez ao mês para te tirar do sério. 😰
A TPM é pouco estudada e mal compreendida, especialmente por aqueles que nunca passaram por essa experiência. Quantas vezes você já ouviu a frase: “xiii, tá de TPM?!” em forma de julgamento ou até mesmo sátira só porque estava nervosa, ou sensível, ou perdeu o controle da situação ou talvez todos esses sentimentos de uma vez só? Então, além de ter que passar por esse turbilhão de coisas, ainda somos obrigadas a ouvir que a TPM nada mais é do que uma “desculpinha”. 😤
Talvez você aí do outro lado passe por essas mudanças de humor, e já adiantamos que são normais e estão presentes em quase 90% das pessoas que menstruam, mas não sabem o porquê se sentem dessa maneira.
E o que acontece durante essa fase do ciclo?
A Tensão Pré-Menstrual é o conjunto de sintomas, físicos e mentais, que começam a aparecer entre 1 a 2 semanas antes da menstruação e desaparecem logo depois que ela começa. Os sintomas mais comuns da TPM estão comumente ligados com as mudanças hormonais que ocorrem durante esse período, mas a verdadeira causa ainda é um mistério.
Falando das mudanças hormonais, a principal causa na mudança de humor é a produção de serotonina, um hormônio que em maior quantidade nos deixa ~felizinhas~ e quando está em baixa, ficamos mal-humoradas, irritadas e até tristes. E adivinha qual hormônio tem baixa produção durante a TPM? É, não tá fácil pra ninguém...
Então para deixar bem claro, durante esse período você não se sente ~pra baixo~ “só” por estar com dores de cólicas menstruais ou qualquer outro sintoma físico, você se sente assim porque seu cérebro pode estar imitando um estado similar à depressão, devido à essa baixa de hormônios.
E você já ouviu falar em TDPM?
Em algumas pessoas, a TPM pode agravar quadros clínicos mentais e passa a ser reconhecida por médicos como uma disforia, e aí a sigla ganha um D e vira TDPM. Algumas pesquisas mostram que de 3 a 8% das pessoas que menstruam sofrem com TDPM e ela também surge durante todos os meses antes da menstruação, mas acaba agravando ainda mais a tristeza, irritabilidade e indisposição. Os sintomas são mais intensos e podem afetar relacionamentos interpessoais como qualquer outro distúrbio quando não cuidado.
Por isso, reafirmamos o que foi dito no início do texto: cada pessoa tem a sua própria TPM e os sintomas são individuais e não seguem uma regra absoluta. Alguns terão a TPM leve, outros terão a TPM exacerbada, onde você provavelmente se sente sobrecarregada mentalmente e fisicamente nesse período, outros TDPM e alguns serão assintomáticos a tudo isso.
Cuide do seu corpo e mente! ✨
Independente do seu tipo de TPM, é importante sabermos cuidar do nosso corpo como um todo e entender o que podemos fazer para cuidar da nossa saúde mental, especialmente durante nosso ciclo de menstruação. Além das dicas de praxe como: se alimentar bem, ter uma boa noite de sono, se manter hidratado e praticar atividades físicas, é importante também termos hábitos que cuidam do nosso bem-estar emocional.
Procure entender melhor a origem de pensamentos ou sentimentos ruins durante seu ciclo menstrual e como tratá-los. A terapia e meditação podem ser grandes aliadas para essa jornada de autoconhecimento e autocuidado.
Lembre-se de ser gentil consigo e paciente durante todo o seu processo! 💜
Deixe um comentário