Lubrificação feminina com cheiro forte?
“Eita, minha ppk está com muito cheiro. Será que as pessoas estão sentindo?” Se essa dúvida já passou por aí, queremos te tranquilizar que a vulva tem cheiro de vulva e que as pessoas ao seu redor não vão sentir o mesmo cheiro que você, tá bom? Mas, ao tirar a calcinha para fazer xixi ou até para transar, pode ser que a lubrificação feminina esteja com cheiro forte e seja mais fácil de ser percebida. 👀
Viemos frisar que cada vulva é singular e possui características próprias, o que nos torna ainda mais únicas, eba! Bem mais legal ser original do que se todas nós fossemos exatamente iguais, não? E é por isso que cada pessoa tem o seu cheiro! Odores em nossas regiões íntimas são normais, mas também vamos te contar como isso pode ser um sinal de alerta para a sua saúde. Prontas? Então vamos lá! 😅
O que é a lubrificação feminina?
Primeiro de tudo, vamos falar o que é a tal da lubrificação feminina: esse fluido é a nossa secreção vaginal, com tonalidade translúcida, esbranquiçada ou levemente amarelada. Seu odor normalmente é sutil, por isso, fique tranquila.
“Ah, amai, a lubrificação acontece apenas quando estamos excitadas?” A resposta é: não! Além dos momentos mais quentes, é normal que ao longo do dia, nossa vagina libere fluídos para nos manter lubrificadas - você já reparou isso na sua calcinha? Essa secreção é composta por muco cervical, células do colo do útero, bactérias e água. É um mecanismo natural do nosso corpo e também serve para manter nossa vulva limpa e protegida de bactérias ou fungos patogênicos. 🌷
Vale lembrar que: a lubrificação pode sofrer alterações ao longo do nosso ciclo menstrual, por conta dos hormônios, além de fatores psicológicos. A produção desse corrimento pode variar de pessoa para pessoa, ou seja, uns podem sentir uma sensação de umidade maior que outros. 💦
Corrimento vaginal é normal!
Só de ler essa frase você já sente medo? Afinal, sempre que falamos de corrimento, a maior parte das vezes também estamos falando de doenças, né? Então, essa é a parte que você pode respirar mais aliviada, pois o corrimento é normal!. 😅 Tudo aquilo que sai da sua vagina, exceto a menstruação, recebe esse nome: corrimento.
E é aí que mora o pulo do gato: o problema não é a presença do corrimento em si, mas sim, as suas características: coloração, cheiro, textura, volume, acompanhados de ardência ou coceira. Isso pode acabar indicando algum sintoma de infecção, desequilíbrio bacteriano ou IST, então caso você note algo de diferente, recomendamos que procure um médico ginecologista, ok?
E falando em cheiro…
A vagina é um órgão que possui células que produzem secreções, por isso, cada pessoa terá um cheiro na região da vulva. Nosso cheiro não deve ser desagradável, como o de peixe podre - sintoma clássico da vaginose, mas acreditar que ele não deve existir, é ir contra ao que é natural de nós mesmas.
Quando tentamos “mascarar” o nosso cheiro, por meio de produtos com fragrâncias (sabonetes, perfumes e desodorantes íntimos) ou lavagem excessiva, nós acabamos desequilibrando a flora vaginal, e isso é um problema e tanto! 👀
Uma flora vaginal desequilibrada, significa que nosso pH está alterado, nos predispondo a doenças como: candidíase, vaginose, clamídia e gonorreia (socorro). Por isso, nós acreditamos na importância de sempre alertá-las com os cuidados essenciais que devemos ter com a nossa vulva. 😉
Manual da vulva saudável 💜
Sonho de consumo! Nada como viver uma vida tranquila e sem grandes preocupações com a sua vulva, certo? Mas como nada nessa vida é entregue de bandeja, você também precisa estar disposta a colaborar para que isso aconteça, beleza?
Nossa ginecologista, Dra. Ana Delazia, nos ajudou a pontuar alguns hábitos e dicas que vão te ajudar a cuidar mais da sua vulva, dá uma olhada:
- Nada de usar perfumes ou desodorantes íntimos, hein!
- Na hora do banho: lave apenas a parte externa da sua vulva. Diga não às duchas íntimas.
- Utilize apenas sabonete neutro, a base de glicerina e de preferência líquido, para a hora da sua higiene. Bora deixar esse pH controladinho!
- Evite passar muito tempo com roupas molhadas - prato cheio para a candidíase. Fique esperta com isso agora no verão ao usar biquínis e roupas de banho.
- Calcinhas de material sintético ajudam a abafar a sua vulva, invista em peças de materiais naturais. Ver ler mais aqui!
- Use amai: suave e respirável graças ao algodão orgânico certificado e o bioplástico biodegradável à base de plantas. Super útil para aqueles dias em que você quer uma proteção extra, fresca e sem toxinas!
E aí? Que tal colocar essas dicas em prática? Cuide de seu corpo e conte sempre com a gente para te ajudar nessa missão!
Nos vemos em breve 💜
E vem ver mais nosso conteúdos:
- Calcinha molhada? O que será?
- Curiosidades sobre a sua calcinha
- amai: o único absorvente descartável feito com matérias-primas naturais e bioplástico
Gostaria de saber pq estou lubrificando muito antes ñ era assim e a lubrificaçao tem um cheiro muito forte mas ñ tenho nenhum sintomas de coceira e nem corrimento…
Deixe um comentário