Dor de ovulação: por que as vezes pode se parecer com uma cólica? 🤔

Dor de ovulação: por que as vezes pode se parecer com uma cólica? 🤔

Às vezes é difícil compreender a origem e a causa de um desconforto, né? Mas é comum sentirmos dores durante o ciclo menstrual e, algumas vezes, podem surgir dúvidas sobre a dor durante a ovulação e porque às vezes pode parecer como uma cólica.

Sim, isso mesmo! Durante a ovulação, podemos sentir uma dorzinha na região do baixo ventre, que pode ser confundida com a cólica menstrual. Mas por que essa dor acontece? Vamos entender juntas.

O que é a ovulação?

A ovulação é o período fértil, onde o corpo começa a se preparar para uma possível gravidez. O ciclo menstrual dura em média 28 dias e você pode começar a contar um novo ciclo a partir do primeiro dia da menstruação.

A ovulação acontece na metade do ciclo, ou seja, 14 dias depois da menstruação e esses são alguns sintomas mais comuns desse período:

  • Corrimento transparente
  • Pode aparecer espinhas
  • Aumento da temperatura corporal
  • Aumento de apetite
  • Mais vontade de sexo
  • Dor no baixo ventre
  • Mudança de humor

Mas e o que causa a dor?

A dor de ovulação tem um nome difícil de pronunciar: Mittelschmerz e acontece porque o folículo cresce e, quando atinge o tamanho de aproximadamente 2 cm, se rompe para liberação do óvulo no útero. O líquido que está dentro do folículo escorre na cavidade pélvica e, em algumas mulheres, pode levar a uma irritação peritoneal que provoca essas dores muito parecidas com a cólica menstrual.

Essas dores duram mais ou menos três dias e quase sempre são de intensidade leve ou moderada. Depende de cada corpo!

Como aliviar essas dores?

Assim como nas cólicas menstruais, podemos usar analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor. Métodos mais naturais como aplicar calor na região e massagens também ajudam, assim como consumir alimentos anti-inflamatórios como gengibre, cúrcuma e chá verde.

A dor é muito forte, e agora?

A dor da ovulação não costuma ser tão intensa e dura menos tempo, mas existem outras condições de saúde que geram cólicas fora de época e é bom ficar atenta, olha só:

  • Endometriose: Acontece quando o tecido do endométrio, a camada interna do útero, chega em outros órgãos do corpo causando uma inflamação.
  • Mioma: Um tipo de tumor benigno que se forma no músculo do útero e, dependendo do tamanho, localização e quantidade de tumores, pode causar dor abdominal, cólica e sangramento.
  • Doença inflamatória pélvica: Tem origem na contaminação por bactérias durante o sexo e pode afetar o colo do útero, o útero, as trompas e os ovários causando corrimento, sangramento e cólica.
  • Adenomiose: É o engrossamento da parede do útero, formando pequenos nódulos. Nas fases mais avançadas da condição, além da cólica, acontece um sangramento fora do período menstrual.
  • Estenose cervical: É o estreitamento do colo do útero. A estenose nem sempre apresenta sintomas, mas dor e sangramento fora do período menstrual podem ser um sinal.
  • Gravidez: O ajuste do embrião e o crescimento do útero durante a gestação podem causar dor abdominal leve e passageira fora do período menstrual.

A dor de ovulação costuma acontecer por pouco tempo e ir diminuindo sozinha. Você pode apostar em alimentos e chás anti inflamatórios para relaxar a região. Se a dor persistir, consulte um médico, ok? 💜

E para dias mais confortáveis durante a ovulação, use protetores diários amai para sentir que não está usando nada!

Gostou desse blog? Você pode curtir esses também:

Ciclo menstrual e tireoide

Como seu ciclo menstrual afeta sua pele?

Seu corrimento parece que vai e volta?


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados