É depressão mesmo ou sintomas do meu ciclo?
A gente já sabe que alguns dias antes de menstruar, algumas mudanças acontecem no nosso corpo e isso pode causar alguns sintomas: irritabilidade, ansiedade, fadiga, alterações de humor e, em alguns casos, sintomas depressivos. Só que quando esses sintomas são muito mais intensos e começam a atrapalhar a sua vida social e a sua rotina, são conhecidos como Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM). Você já ouviu falar? 🤔
Infelizmente a TDPM ainda não é tão falada e discutida e algumas pessoas não conseguem identificar ou compreender o porquê de terem sintomas de TPM tão fortes. Sem conhecer mais sobre o assunto, quem sofre com isso acaba não procurando tratamento e passando mensalmente pelos sintomas da TDPM.
Tá, mas o que é TDPM? 😵
O transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) é considerado uma forma mais grave e intensa da TPM. Esse transtorno é classificado como depressivo e atinge de 3 a 8% das mulheres em idade reprodutiva. Mulheres que sofrem com a TDPM apresentam os mesmos sintomas físicos e emocionais da tensão pré-menstrual, mas de uma maneira bem mais intensa. Mas e como saber a diferença com a TPM? A gente já te explica!
Quais são os sintomas da TDPM? 🤔
Apesar dos sintomas serem parecidos com a TPM, quem sofre com TDPM costuma apresentar mais alterações emocionais, olha só os sintomas:
- humor deprimido
- irritabilidade
- ansiedade
- dificuldade em se concentrar
- falta de interesse
- pensamentos autodepreciativos
- instabilidade emocional
- fadiga
- dor de cabeça
- inchaço no corpo
- insônia
Por que isso acontece? 😱
Pode ser por influência genética, aspectos biológicos, influências do ambiente em que vivemos e desequilíbrios químicos no cérebro. Temos estudos que dizem que a serotonina é o elemento mais importante e decisivo quando falamos de TDPM.
Isso porque a interferência de hormônios reprodutivos ou uma alteração na atividade dos receptores cerebrais de neurotransmissão podem ser os responsáveis por baixar a serotonina durante os últimos dez dias do ciclo menstrual, causando tantos sintomas em quem sofre com essa condição.
Para ficar de olho 👀
Vale dizer aqui que tanto os sintomas da TPM quanto os do TDPM vão mudando durante as fases da vida. Na fase da adolescência, a cólica, a dor de cabeça e outros sintomas físicos são mais comuns. Para quem passou dos 30 ou 40 anos, esses sintomas emocionais e psicológicos pode aumentar bastante.
Como resolver? 🩹
A TDPM pode ser diagnosticada. Para isso, é preciso procurar um médico que irá fazer um acompanhamento: quando os sintomas se repetem por cerca de três ciclos menstruais seguidos, o médico irá avaliar o diagnóstico e prescrever um tratamento de acordo com cada caso.
Imagina passar por isso todos os meses, atrapalhando toda a sua rotina e a sua vida? Horrível só de imaginar, né? Então não pense que é frescura! Se você sente os sintomas que te contamos nesse texto, procure um médico para entender o que está acontecendo e encontrar a melhor saída para isso, tá bem? 💜
Nos vemos no próximo blog!
Você também pode gostar de ler:
✨Absorvente suave x absorvente convencional. O que é melhor?
✨Absorvente de algodão: conheça todos os benefícios
✨Bem-estar da vulva: porque cuidar da vulva é um prazer moderno
✨Como construir um novo hábito?
Deixe um comentário