Será que eu sei lavar minha vulva? amai + Nuaá te ajudam!

lavar a ppk

Já lavou sua vulva hoje? Se ficou na dúvida, acontece. Afinal, quando fazemos algumas tarefas do dia a dia no modo automático, tendemos a não prestar muita atenção mesmo. E, com uma parte do corpo tão importante e delicada como nossa vulva, precisamos mais do que umas boas passadas de sabonete por lá para garantir sua limpeza, não é?

É por isso que, neste texto em parceria com a Nuaá, queremos contar os pontos principais sobre como lavar nossa região íntima. Mas, antes, uma atenção importante: quando falamos em região íntima, não queremos dizer em lavar a vagina ou fazer uma ducha íntima (dentro da vagina), combinado? Ela é autolimpante e irá fazer sua função sem sua ajuda, para garantir que tudo continue saudável por ali. 🌷

Para escrever esse texto, nós consultamos nossa ginecologista parceira, a Dra. Ana Carolina Delazia. Vem com a gente por mais um blog pensado para o bem-estar da sua vulva! 💜

Beabá da vulva limpinha

Nós já te contamos um pouco dos princípios básicos de como cuidar da sua vulva e vamos resumir aqui os principais e adicionar algumas dicas para ficar bem claro por aí. Mas primeiro, um lembrete: lavar a vulva é essencial porque, mesmo com a vagina sendo autolimpante, todas as outras partes dessa região não são.

Ao lavar a vulva, nós evitamos possíveis infecções, como a vaginose, por exemplo. Além de garantir uma boa higiene e diminuição de odores e coceiras na vulva. Agora que estamos na mesma página, vamos aos pontos importantes:

  • Precisamos lavar a vulva todos os dias! Em dias quentes, pode ser lavada de uma a três vezes. Já nos dias mais frios, pelo menos uma vez;
  • Fiz sexo, preciso lavar a vulva ou só fazer xixi já basta? Fazer a lavagem da vulva é ideal para evitar infecções urinárias e garantir menos odor, mas o xixi após o sexo já deve ser de praxe por aí, pois remove as bactérias que podem ter se movimentado e ido parar próximo da uretra;
  • Lembre-se de lavar todas as partes que fazem parte da sua vulva: em cima do clitóris, entre lábios e no períneo (região entre o ânus e a vagina). E, claro, se tiver evacuado, é ideal que lave a região para evitar que bactérias indesejadas vão parar na região da vulva.
  • Menstruada = lavar mais a vulva. Certo? Errado! Não é necessário lavar a vulva mais vezes por causa da menstruação, apenas se você se sentir incomodada com o sangue da região.

Atenção aqui: troque de absorventes assim que sentir que já ficou úmido. Combinado?

Entendi, mas ainda tenho algumas dúvidas…

Sabemos que, no geral, podem surgir algumas dúvidas por aí - afinal, é uma região sensível e importante do nosso corpo - e nós queremos te ajudar a solucionar todas elas!

  • E se eu não lavar minha vulva todos os dias? 👀

De início, se você ficar sem lavar sua vulva de um dia para outro, é possível que sinta um odor mais presente na região, especialmente ao trocar de roupa ou ir ao banho. Mas, a longo prazo, pelo fato da vulva não ter um processo de auto limpeza como a vagina, se não lavarmos todas as secreções presentes ali, como suor e células mortas, ficarão acumuladas e podem aumentar a chance de proliferação bacteriana, odor e podem gerar infecções que, certamente, queremos evitar.

  • E se eu lavar minha vulva em excesso? 💦

Se você é preocupada com a questão da higiene íntima e quer lavá-la mais do que o recomendado pela nossa ginecologista parceira, temos um aviso para você: pode não ser legal lavar tantas vezes assim! Com esse excesso, além de retirar a lubrificação natural da vulva, você também pode deixá-la mais ressecada, com aumento de sensibilidade e podem surgir possíveis alergias e irritações no local.

Além disso, lembre-se de cuidar da sua calcinha

Esse pedacinho de tecido que fica em contato com nossa vulva por horas e horas é muito mais importante do que imaginamos e, ter um cuidado e atenção redobrados com a calcinha que vestimos e a maneira como cuidamos dessa peça, é essencial para uma vulva mais saudável.

Nós já te contamos um pouco mais sobre o beabá da calcinha por aqui, mas já adiantamos algumas regrinhas básicas que todo mundo que faz gosta - e muito. 🌷 Veja só:

  • Prefira calcinhas com tecidos de algodão 100%
  • Lave-a com sabonetes neutros e deixe secando fora do box/banheiro

E, claro, sempre que possível, viva sem ela. Sua vulva agradece esse respirinho extra!

Kit menstruação relax: amai + Nuaá

Para manter o conforto durante a menstruação, um combo especial e essencial é: absorventes amai + Espuma de Limpeza Nuaá **

Juntos, esses produtos são gentis com você e sua vulva, te mantém confortável, livre de alergias e hidratada!


1 comentário


  • Camila Soares Boff

    Amei as dicas! parabéns


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados