Por que saem coágulos na menstruação?
Tem dias que a menstruação nos pega de surpresa, né? Já imaginou sentir o fluxo chegar e quando olhar para o absorvente encontrar sangue com coágulos? Sim, isso pode acontecer e pode até parecer assustador ou mesmo desagradável, mas saiba que tá tudo bem! Os coágulos no sangue menstrual são algo bastante comum e geralmente não são motivo para preocupação.
Mas se você é como a gente que quer entender tudinho que acontece no nosso corpo, então fica nesse texto que vamos te contar mais sobre os coágulos menstruais, o que os causa e quando é preciso procurar um médico. Continue lendo e vamos juntas desvendar esse mistério.
Mas e o que são esses coágulos? 🩸
Durante a menstruação, o sangramento tem um volume entre 35 a 45 ml, que é menor que uma xícara de café expresso. Esse sangue liberado da menstruação, contém também a parede do útero, que é feita de células parecidas com células da pele, além de ter também vasos sanguíneos e glândulas.
Os coágulos menstruais são uma mistura de sangue, tecido do revestimento do útero e proteínas que ajudam a regular seu fluxo.
Esses coágulos podem ter a aparência de blocos ou pedaços de sangue, consistência gelatinosa e variar em tamanho e quantidade.
E como acontecem os coágulos? 🤔
Durante o ciclo menstrual, o revestimento do útero, também conhecido como endométrio, se prepara para uma possível gravidez e se torna mais espesso. No entanto, se a fecundação não ocorrer, os hormônios do corpo sinalizam que é hora do revestimento uterino ser liberado. Isso acontece quando o endométrio se mistura com sangue e muco e é expelido do útero pela abertura chamada colo do útero. É assim que começa o fluxo menstrual, que sai pela vagina e dura alguns dias.
Mas e os coágulos, onde entram nessa história? O que acontece é que durante a menstruação, o corpo libera anticoagulantes para ajudar a deixar o sangue menstrual mais líquido, facilitando a saída do útero. Mas quando o fluxo menstrual é mais intenso, o sangue acaba sendo expulso com mais rapidez e os anticoagulantes podem não ter tempo suficiente para "dissolverem" completamente os pedacinhos de sangue. É por isso que os coágulos podem aparecer durante a menstruação.
Mas fique tranquila, pois isso é uma parte normal do processo menstrual e geralmente não é motivo de preocupação, a menos que seja acompanhado de outros sintomas.
Quando eu preciso me preocupar? 👀
Como falamos até aqui, os coágulos são um processo natural que pode acontecer no seu corpo. Se você perceber coágulos muito grandes, fluxo muito intenso maior que o normal ou mesmo tiver dores fortes, provavelmente é sinal de algo não está bem.
✨ Dica: Um fluxo é considerado intenso quando precisamos trocar o absorvente a cada duas horas, várias vezes ao dia.
É bom ficar atenta, se além desses sintomas, você também perceber:
- Febre
- Fraqueza
- Tontura
- Cólicas muito fortes
- Coágulos de sangue com cheiro diferente
- Coágulos de sangue com cor diferente
Não se preocupe! Caso você se identifique com alguns desses sintomas, procure seu médico. Ele saberá avaliar os sintomas e investigar o caso para detectar alguma condição.
E para te ajudar em dias de fluxo intenso, invista em absorventes amai com design ultrafino e tecnologia super absorvente.
Descubra outros temas relacionados aqui na amai 🔎
✨Hemorragia menstrual: como identificar e o que fazer
✨O que é o cheiro de sangue na menstruação?
✨ Saiba mais sobre endometriose
Deixe um comentário