Cansei de ter candidíase
“Aí, de novo não! Não é possível que a minha candidíase voltou” - esse momento de desespero já rolou por aí? 😖 Enquanto existem mulheres e pessoas com vulva que nunca tiveram qualquer sintoma da candidíase, muitas por aí sofrem com isso mais de 1 vez ao ano! Se você acha que é a única nesse barco, fique tranquila que mais pessoas já vivenciaram ou podem passar por isso hoje. Hoje nós vamos falar um pouco sobre a candidíase de repetição - bora? 💜
Primeiro, vamos recapitular o que é candidíase
É uma infecção provocada pelo fungo Cândida, e pasme, esse fungo já vive em sua flora vaginal, mas em pequena quantidade. Ou seja, quando sua flora está saudável, ela é capaz de impedir que esse fungo se manifeste. Já falamos algumas vezes em outros blogs, mas vale repetir: a candidíase é a melhor amiga de lugares quentinhos, úmidos e abafados (prazer, Vulva) e é por isso que somos tão vulneráveis à ela.
Sintomas comuns e que vale a pena ficar de olho:
- Coceira vaginal ou na parte externa;
- Ardência ao urinar;
- Dor durante as relações sexuais.
- Corrimento branco, em grumos, sem cheiro;
- Vermelhidão ou inchaço na vagina ou na vulva.
Conheça mais sobre a candidíase de repetição🤔
De acordo com a nossa ginecologista parceira, Dra. Ana Delazia, “a candidíase de repetição é definida por mais de 3 episódios em 6 meses ou 4 no ano. Geralmente, a gente precisa avaliar se são casos novos ou só uma Cândida mal tratada que ficou persistente”.
Beleza, agora que já sabemos o que é, vamos te mostrar o que pode levar a um quadro de apareceimento da candidíase mais frequentemente em algumas pessoas:
- Stress;
- Sedentarismo;
- Sono de baixa qualidade;
- Uso prolongado de antibióticos;
- Gravidez;
- Diabetes;
- Imunodepressão e doenças imunológicas;
- Anticoncepcionais;
- Alimentação rica em gorduras e carboidratos;
- Higiene inapropriada da região íntima;
- Uso excessivo de roupas com material sintético;
- Deixar a região genital mais úmida por mais tempo (passar muito tempo com a roupa de banho molhada em contato com a vulva).
O que posso fazer para tentar evitá-la?👀
Existem algumas diquinhas básicas que já podem te ajudar a evitar o desenvolvimento da candidíase, sendo elas:
- Uso de roupas largas e de tecidos naturais (algodão): assim evitamos o abafamento da vulva! Nós precisamos deixar com quem ela respire mais durante o dia - que tal passar mais tempo sem calcinha?
- Sabonetes neutros: dê preferência aos glicerinados! Eles possuem menor chance de alterar o pH vaginal;
- Evite uso de produtos com perfume/fragrância: nada de cheiro de rosas! Ppk tem cheiro de ppk, e é quando tentamos mascarar o cheiro natural com produtos que podemos desequilibrar nossa flora vaginal, e aí, ficamos mais suscetíveis à doenças;
- Nada de roupas molhadas por longos períodos, hein? A gente já destacou nesse texto que a cândida curte, e muito, lugares úmidos… então fique esperta!
Já a candidíase de repetição exige cuidados para além da nossa vulva - precisamos estar atentas com nosso corpo no geral!
- Quando se sentir muito estressada: a prática de atividades físicas no seu dia a dia podem te ajudar a equilibrar esse sentimento, resultando em um maior bem estar físico e mental;
- A alimentação: menos açúcares e carboidratos e mais alimentos ricos em vitaminas e nutrientes pro seu corpinho!
- Muito parada por aí? Que tal procurar um novo hobby que faça sentido/combine com você? Se arrisque em um esporte novo e esteja sempre em movimento.
Esteja sempre em dia com o seu gineco!😉
E aí? Qual foi a última vez que você visitou um consultório, você lembra? A dica principal é estar sempre em dia nas consultas - se precisar de uma ajudinha extra para lembrar de marcar, agende a consulta perto do seu aniversário, assim que se renovar um ciclo você volte ao médico. Combinado?
É importante frisar que ao sentir qualquer sintoma citado nesse texto, você deve procurar um auxílio médico, ok? Assim, você receberá o melhor tratamento para o seu caso! Se ficou alguma dúvida, escreva para a gente! Podemos respondê-la em um próximo blog. 😉
Nos vemos em breve! 💜
Gostou desse blog? Fica com a gente pra ver mais:
Por que os absorventes podem causar alergia?
Dá para criar novos hábitos de verdade?
Cuide da vulva com óleo de coco - tá liberado.
Uma nova maneira de se masturbar…
É a primeira vez que eu tenho acesso a esse blog, gostaria de dizer que estou muito feliz por ter acesso a informações tão úteis e importante ! Obrigada e meus parabéns!!
Gosto muito da proposta de vocês, estão de parabéns,gostaria de saber se o absorvente de vcs ajuda mulheres com incontinência urinária?
Deixe um comentário