Além da gravidez, o que pode atrasar a menstruação?

Além da gravidez, o que pode atrasar a menstruação?

Imagine que sua menstruação tenha atrasado nos últimos meses, você fez testes de gravidez e não está grávida! O que pode estar causando esse atraso então? 😲 Calma, nós temos uma explicação!

Existem várias razões que podem fazer a nossa menstruação atrasar mesmo sem gravidez e esse atraso normalmente dura cinco dias e, em alguns casos, até meses. Fique por aqui pra entender mais sobre isso e descobrir o que fazer se isso acontecer com você!

Sabia que tem um nome para isso?

O termo médico para o atraso na menstruação é amenorreia e nada mais é que uma condição médica que acontece quando a menstruação em mulheres em idade fértil não está acontecendo - descartando a gravidez.

Antes de mais nada, vale lembrar que não menstruar é normal pra quem ainda não chegou na puberdade, assim como grávidas, lactantes ou pessoas que tenham atingido a menopausa. Mas quando uma mulher em idade reprodutiva deixa de menstruar por um período de três ciclos menstruais seguidos ou mais, isso pode ser considerado amenorreia.

Existem dois tipos principais de amenorreia: primária e secundária. A amenorreia primária ocorre quando uma adolescente de 14 anos ou mais não teve sua primeira menstruação (menarca) até então. Já a amenorreia secundária acontece quando uma mulher que já menstruou antes deixa de menstruar por um período longo.

6 outros motivos que fazem a menstruação atrasar ⏳

Além dessa condição médica, existem também outros motivos que podem impactar diretamente no ciclo menstrual causando um atraso temporário da menstruação. Vamos ver quais são:

  1. Estresse e ansiedade

O estresse e ansiedade podem aumentar a liberação de cortisol na corrente sanguínea, que é um tipo de hormônio que participa da regulação hormonal realizada pelo hipotálamo, no cérebro. Isso pode interferir na liberação de estrógeno e progesterona, responsáveis por regular o ciclo menstrual, o que causa as alterações ou atraso na menstruação.

  1. Parar o anticoncepcional

Em algumas mulheres que deixam de usar anticoncepcional como a pílula, implante ou injeção anticoncepcional, o ciclo menstrual pode demorar mais ou menos cerca de seis meses para o ritmo regular, principalmente nos métodos que contém apenas progesterona como a injeção trimestral

  1. Alterações nos hormônios sexuais

Nós temos glândulas no cérebro responsáveis pela regulação dos hormônios sexuais, elas se chamam hipotálamo e hipófise. Algumas alterações nestas glândulas podem levar a oscilações no ciclo e, então, atrasos ou antecipação da menstruação.

  1. Atividade física em excesso

A gente sabe que praticar atividade física regularmente é super importante para a nossa saúde, inclusive ajuda muito em várias fases do nosso ciclo, né? Mas sabia que o excesso de atividade física pode causar o atraso da menstruação! Mas calma! Isso pode acontecer com atletas porque o esforço excessivo pode causar alterações hormonais, como o aumento da prolactina, que pode levar ao atraso da menstruação.

  1. Dietas muito restritivas

Não é novidade que a alimentação impacta diretamente na nossa saúde e algumas dietas muito restritivas, podem levar a oscilações hormonais que causam alterações na menstruação. Quando consumimos menos nutrientes do que o nosso corpo pede, isso faz com que o organismo aproveite a pequena quantidade de nutrientes para funções mais importantes, como os batimentos cardíacos e respiração, por exemplo. E isso pode causar atrasos ou mesmo ausência de menstruação.

  1. Período pós-parto

No pós-parto, muitas vezes, a menstruação pode voltar só depois que a mulher parar de amamentar. Mesmo assim, caso você não tenha o desejo de engravidar de novo, é preciso usar métodos contraceptivos durante a amamentação.

Fases da vida que podem causar atrasos ⏰

Como vimos até aqui, alguns hábitos e condições podem causar esse atraso da menstruação na vida adulta, mas você sabia que é normal que esses atrasos aconteçam no início da vida menstrual assim como no início da menopausa? Olha só:

  • Alterações hormonais na adolescência

Na adolescência, as alterações hormonais são comuns porque o sistema endócrino ainda está em amadurecimento e o corpo está se adaptando às variações dos níveis de hormônio, e aí pode não acontecer a ovulação em alguns meses, causando irregularidades no ciclo ou atraso na menstruação. Mas no caso de adolescentes que já tenham mais de 16 anos e ainda não menstruaram pela primeira vez, é bom consultar um consultar o ginecologista.  Muitas vezes, pode ser amenorreia primária causada por situações como hímen imperfurado, septo vaginal ou ausência de útero.

  • Pré-menopausa

Quando a menopausa começa a se aproximar, é normal começar a ocorrer atrasos ou até falhas na menstruação. Algumas mulheres podem entrar na menopausa numa idade precoce e não perceber que é essa a causa dos atrasos da menstruação. Então vale prestar atenção nisso!

O que fazer quando atrasa? 🤔

Além do teste de gravidez, se o resultado foi negativo, dependendo do que está causando o atraso na menstruação, também é importante prestar atenção em algumas coisas:

  • Verificar se a intensidade do exercício físico está adequada
  • Trabalhar o seu estresse
  • Equilibrar a sua alimentação
  • Buscar o seu peso ideal
  • Fazer acompanhamento do método contraceptivo com ginecologista
  • Procurar um profissional para avaliar seus níveis hormonais

Por tudo que vimos até aqui, fica o aviso de fazermos consultas médicas regulares! Esse acompanhamento é importante para identificar possíveis problemas de saúde ou doenças como ovários policísticos, endometriose, anorexia, bulimia, hipertireoidismo ou hipotireoidismo, que podem provocar alterações no ciclo menstrual. Combinado? 💜

Nos vemos no próximo blog!

Você pode gostar de ler também:

O beabá do seu ciclo menstrual

Dicas para engravidar: aumente as suas chances

Você conhece seus hormônios? Um guia amai pra você se relacionar bem com seu corpo

Qual o melhor absorvente pós parto? Confira essas dicas


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados