A doença silenciosa que fez a Anitta sofrer por 9 anos: vamos falar de endometriose?

A doença silenciosa que fez a Anitta sofrer por 9 anos: vamos falar de endometriose?

Imagine sentir dores inexplicáveis ao longo de nove anos, ir a vários médicos e não conseguir resolver o problema? 🤯Horrível, né? Mas foi isso que aconteceu com a Anitta. A cantora esteve no podcast PODDELAS e falou sobre essa doença que ainda é pouco falada no Brasil, mas que atinge mais de 7 milhões de mulheres: a endometriose.

"Eu comecei a sentir isso faz 9 anos e fiz tudo quanto é tratamento em vários médicos. e com o tempo foi piorando e eu cheguei num ponto que eu sentia dor do nada", foi o que a cantora relatou no podcast.

O que é essa tal de endometriose? 🤔

A endometriose é uma condição em que o tecido que normalmente reveste o interior do nosso útero cresce em outros lugares do corpo como bexiga, abdômen e intestino. Isso pode causar essas dores tão fortes e persistentes que a Anitta relatou, além de problemas na saúde da mulher.

"Antes da turnê eu fui na médica, fizemos uma ressonância e tava cheio de foco de endometriose, alguns mais perto da bexiga. Eu nunca tinha ouvido falar de endometriose na minha vida, foi a primeira vez que eu ouvi falar. Não é muito falado porque custa muito caro, né?" Fala da Anitta

Vale assistir a entrevista completa para conhecer na íntegra a experiência da cantora com a endometriose.

Sintomas para prestar atenção! 👀

Vale lembrar que a endometriose é uma doença de diagnóstico difícil, então é uma boa prestar atenção no seu corpo, fazer exames e conversar com o ginecologista, já que existe uma média de atraso no diagnóstico de pacientes de 8 a 10 anos. Veja os sintomas que podem indicar endometriose:

  • dor pélvica durante o período menstrual moderada/forte (as cólicas menstruais)
  • dor pélvica fora do período menstrual, recorrente
  • dor durante a relação sexual com penetração
  • sintomas urinários ou intestinais, sem outros motivos
  • problemas ou dificuldades para engravidar
  • fadiga, náuseas/vômitos ou enxaqueca persistente no período menstrual

O atraso no diagnóstico impacta muito na qualidade de vida de quem tem endometriose, trazendo danos não só para a sua saúde física, mas também emocionais.

Mas existe tratamento? ❤️‍🩹

É importante deixarmos claro que a endometriose é uma condição crônica, por tanto, não existe uma cura, mas existe tratamento para controlar os sintomas, por medicamentos ou cirurgia dependendo da gravidade. Claro que isso tudo depende do diagnóstico, no caso da Anitta, ela conta que foi preciso fazer uma cirurgia e hoje ela tem uma qualidade de vida muito melhor do que antes.

Para aliviar os sintomas 🥰

Além de exercícios físicos, controle de estresse, boas noites de saúde e alimentação anti inflamatória, existem também terapias complementares que podem ajudar a aliviar os sintomas como:

  • acupuntura
  • fisioterapia
  • massagem
  • técnicas de relaxamento

Anitta deu voz ao assunto e quanto mais falarmos, mais acessível será o diagnóstico. Então vamos sempre prestar atenção ao nosso corpo e não ignorar sintomas e sinais que ele nos dá!

Mulheres com endometriose

  1. buscam tratamentos antiflamatórios - como os absorventes comuns têm químicos e fragrâncias, então investir em métodos mais naturais para a menstruação é necessário.
  2. ficam mais sensíveis na parte do colo do útero, deixando mais difícil o uso de coletor menstrual.

Sabe o que é legal? É que para as duas situações, o nosso amai é perfeito <3 Sem produtos químicos e feito com algodão natural e fofinho, facilita a vida de quem tem endometriose (e quem não tem também).

Até a próxima! 💜

Você pode gostar de ler também:

Dor de ovulação: por que as vezes pode se parecer com uma cólica?

Acordei inchada, será que tem a ver com a menstruação?

Afinal, o que é vaginismo? Entenda tudo sobre essa condição

Absorvente suave x absorvente convencional. O que é melhor?


Deixe um comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados